A contratura de Dupuytren é uma condição que causa fibrose da fascia palmar, um tecido que fica entre a pele e os tendões, e faz com que os dedos fiquem dobrados, quase se fechando para dentro, junto a palma da mão. Esse problema costuma afetar principalmente os homens e pode trazer desconforto no dia a dia.
Como é a Contratura de Dupuytren?
Normalmente, a doença começa com um nódulo na palma da mão, que costuma surgir perto do dedo anelar ou do dedo menor – esses dois dedos costumam ser os mais afetados. Em geral, o problema não causa dor nessa fase e podem surgir mais nódulos com o tempo. Depois, começam as contrações na fáscia palmar, e os dedos começam a se flexionar lenta e progressivamente. Nesse estágio, o paciente pode sentir desconforto e ter dificuldade para realizar algumas tarefas do dia a dia, já que não consegue deixar a mão totalmente estendida.
Vale destacar que os nódulos se assemelham a calos, o que pode acabar atrasando o diagnóstico do problema. Por isso, se você perceber o surgimento de nódulos na mão, procure um ortopedista para uma avaliação. É ele que também poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.
Causas e sintomas da Contratura de Dupuytren
Essa doença é hereditária e a causa ainda é desconhecida. No entanto, sabe-se que o problema costuma ser mais frequente em fumantes, alcoólatras e pessoas que têm diabetes.
Na maioria das vezes, o problema não causa dor. Muitas vezes, o nódulo não cresce o suficiente para ocasionar as contraturas dos dedos. Nesses casos, o tratamento pode ser apenas o acompanhamento junto a um ortopedista. Nos mais complexos, no entanto, a cirurgia pode ser recomendada.
Importante
É importante ficar atento aos sinais do corpo e buscar ajuda para avaliar a gravidade do problema, acompanhar os sintomas e prescrever a melhor forma de tratamento de acordo com o seu caso. A Contratura de Dupuytren deve ser diagnosticada por um médico ortopedista especializado em mão. Não hesite em procurar ajuda se perceber sintomas e desconfortos na região.
Sobre o Dr. Otávio Sodré
Médico formado pela Universidade Católica de Pelotas com atendimento em Porto Alegre/RS. Possui Título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Título de especialista em Cirurgia da Mão pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Experiência nas áreas de Tendinites, Artroscopia, Fraturas, lesões de tendões e nervos e dedo em gatilho, entre outros. Clique aqui e agende sua consulta.