A síndrome do túnel do carpo é resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, uma estrutura que fica entre a mão e o antebraço e é como um túnel rígido que faz a ligação entre as regiões.
Sintomas da Causas da Síndrome do túnel do carpo
Os sintomas da síndrome podem aparecer em uma ou nas duas mãos e normalmente incluem dor e sensação de picadas e/ou formigamento, que se manifestam principalmente à noite. Alguns pacientes costumam relatar também dificuldade para diferenciar calor do frio e até sensação de queimação no antebraço, além de inchaço, seja apenas nos dedos ou em toda a mão. Mas, quando não tratado corretamente, o problema pode levar a outras complicações, como a dificuldade de movimentos e atrofia.
Causas da Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo pode ter diferentes causas. Até mesmo algumas atividades podem desencadear a síndrome, como o trabalho manual com movimentos repetitivos das mãos e punhos. A doença também pode ter relação com alterações hormonais durante a gravidez e a menopausa, o que faz com que o problema apareça mais em mulheres do que em homens. Também podem estar associadas outras questões, como diabetes, disfunções na tireoide, obesidade, pressão alta, quedas e fraturas.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico para o problema deve ser feito por um profissional especializado, que irá analisar os sintomas e histórico do paciente, além de realizar um exame físico com teste de sensibilidade e motricidade e testes irritativos para o nervo mediano.
Em relação ao tratamento, a escolha do método irá depender da avaliação do médico, com base nas características do problema. Geralmente, é indicado que o paciente fique em repouso, evitando movimentos repetidos e pressão na região. Para isso, pode ser recomendado o uso de órteses que ajudem a imobilizar a região. Em alguns casos, o médico pode receitar medicamentos como anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação e o desconforto e injeções de corticoides, para reduzir a pressão e o inchaço no local. Sessões de fisioterapia também podem complementar o tratamento.
Quando essas alternativas não surtirem efeito satisfatório ou o caso for mais grave, a cirurgia pode ser recomendada pelo médico. Normalmente, no procedimento, o cirurgião faz um corte no local onde ocorre a pressão no nervo mediano, o que alivia os sintomas.
Vale destacar que, quanto antes os problemas de saúde são diagnosticados e o tratamento é iniciado, mais satisfatória tende a ser a recuperação. Portanto, ao observar qualquer sintoma como os descritos acima, procure um médico ortopedista especializado em cirurgia de mão o mais breve possível.
Sobre o Dr. Otávio Sodré
Médico formado pela Universidade Católica de Pelotas com atendimento em Porto Alegre/RS. Possui Título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Título de especialista em Cirurgia da Mão pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Experiência nas áreas de Tendinites, Artroscopia, Fraturas, lesões de tendões e nervos e dedo em gatilho, entre outros. Clique aqui e agende sua consulta.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.